Agrupamento de Escolas Dr. Azevedo Neves

UEE para Apoio a Alunos com Perturbação do Espetro do Autismo

Agrupamento de Escolas Dr. Azevedo Neves
Avenida João Paulo II
2720-001 Águas Livres - Amadora

*UEE - EB1-JI José Ruy
*UEE - EB1-JI Condes da Lousã
*UEE - EB2,3 c/ Sec. Dr. Azevedo Neves
www.azevedoneves.pt

O PROJETO

Equipa pluridisciplinar: Diretor - José Diamantino...
O que é o Autismo? O Autismo foi definido, pela primeira...
As Unidades de Ensino Estruturado, tal como o próprio nome...
De acordo com a Associação Portuguesa de Psicomotricidade...
Projeto desenvolvido pelo Técnico de Psicomotricidade O...
Atividades da Vida Diária (avd's) / Competências...
Projeto desenvolvido pelo Técnico de Psicomotricidade A...
2016/2017 Semana da praia De 19 a 23 de junho, os alunos...
Objetivos: * Reconhecer e utilizar utensílios de...
É consensual que a qualidade de vida está...
  2016/2017   Prenda para o dia da Mãe...
Iniciámos o projeto de correspondência com o intuito de...
  BOCCIA    Desde os Paralimpícos: Nova...
É inegável a importância da educação para as ciências desde...
A Hora do Conto é uma atividade de grupo, realizada na...
Ao manipular materiais, os alunos podem construir...
A importância da Expressão Musical A música tem um...
“Os Jogos de Expressão Dramática satisfazem amplamente...
INCLUSÃO NO DESPORTO “Um DESPORTO para todos. Sobredotados...
Itens: 1 - 20 de 20

Sobre Nós

O Agrupamento de Escolas Dr. Azevedo Neves, localizado na freguesia das Águas Livres, na Amadora, é constituído por três unidades orgânicas, com uma oferta educativa desde a educação pré-escolar até ao ensino secundário. Dele, fazem parte quatro Unidades de Ensino Estruturado (UEE), duas do 1º e outra duas dos 2º/3º Ciclos.

De acordo com o disposto no ponto 3 do artigo 4.º, do Decreto-Lei N.º 3/2008, de 7 de janeiro, houve necessidade do Agrupamento desenvolver respostas específicas diferenciadas, ao nível do apoio e da adequação do processo de ensino e aprendizagem, para os alunos com perturbações do espetro do autismo.

De acordo com o ponto 3 do Artigo 25.º, as UEE, para a Educação de Alunos com PEA, têm como objetivos:

a) Promover a participação dos alunos com PEA nas actividades curriculares e enriquecimento curricular junto dos pares da turma a que pertencem;

b) Implementar e desenvolver um modelo de ensino estruturado o qual consiste na aplicação de um conjunto de princípios e estratégias que, com base em informação visual, promovam a organização do espaço, do tempo, dos materiais e das actividades;

c) Aplicar e desenvolver metodologias de intervenção interdisciplinares que, com base no modelo de ensino estruturado, facilitem os processos de aprendizagem, de autonomia e de adaptação ao contexto escolar;

d) Proceder às adequações curriculares necessárias;

e) Organizar o processo de transição para a vida pós-escolar;

f) Adoptar opções educativas flexíveis, de carácter individual e dinâmico, pressupondo uma avaliação constante do processo de ensino e de aprendizagem do aluno e o regular envolvimento e participação da família.

UEE de 1º Ciclo - EB1-JI José Ruy

A UEE de 1º Ciclo, sita na EB1-JI José Ruy, começou a funcionar no ano letivo 2009-2010.
Atualmente, dá apoio a seis alunos, pertencentes a turmas do 1º ao 4º ano, com idades compreendidas entre os 6 e os 11 anos. 
Recebem, ainda, apoio por parte dos recursos da UEE, duas crianças do Jardim de Infância (JI) com o objetivo de fazerem uma adaptação gradual ao espaço.
Os alunos beneficiam de tempos letivos e não letivos, diários, com a sua turma. Para além desses momentos, participam nas atividades que constam no Plano Anual de Atividades da sua turma, da Escola e do Agrupamento.

Em contexto de UEE, beneficiam de apoio por parte de 2 professores de Educação Especial e de 2 Assistentes Operacionais.

 

UEE de 2º/3º Ciclos - Sede

A primeira UEE de 2º/ 3º Ciclos, sita na Sede de Agrupamento, na EB2,3 c/ Sec. Dr. Azevedo Neves, começou a funcionar no ano letivo 2012-2013.

Atualmente, as duas UEE dão apoio a 21 alunos, com idades compreendidas entre os 11 e os 18 anos. Os alunos beneficiam de tempos letivos e não letivos, diários, com a sua turma.

Alguns dos alunos têm um Currículo Específico Individual, frequentando a sua turma de referência em disciplinas como: Educação Visual, Educação Tecnológica, Educação Física e Educação Musical. Têm, também, disciplinas funcionais: português, matemática, inglês, conhecimento do mundo, expressões, atividades de promoção da capacitação e TIC.

Outros alunos, frequentam a turma de referência a tempo inteiro, tendo, apenas, apoio individual em contexto de UEE e usufruindo de apoio terapêutico. De salientar que 3 dos alunos frequentam os Cursos Profissionais de Restauração – Variante Restaurante Bar, Cozinha e geriatria. 

Todos alunos, para além dos momentos que têm, diariamente, na sua turma, participam nas atividades que constam no plano anual de atividades da sua turma, da Escola e do Agrupamento.

Em contexto de UEE, beneficiam de apoio por parte de 2 professoras de Educação Especial por Unidade e de 2 Assistentes Operacionais.

UEE - Eb1-JI Condes da Lousã

Iniciou o seu funcionamento em outubro de 2014.

Atualmente, dá apoio a 6 alunos, pertencentes a turmas do 1º ao 4º ano, com idades compreendidas entre os 6 e os 13 anos. Os alunos beneficiam de tempos letivos e não letivos, diários, com a sua turma. Dá também apoio a 4 alunos, pertencentes ao JI, com idades compreendidas entre os 3 e os 6 anos.

Estes alunos, para além dos momentos que têm, diariamente, na sua turma, participam nas atividades que constam no plano anual de atividades da sua turma, da Escola e do Agrupamento.
Em contexto de UEE, beneficiam de apoio por parte de 2 professoras de Educação Especial e de 2 Assistentes Operacionais.

 

Apoios

Os alunos que têm apoio nas nossas UEE beneficiam de apoio pelo Técnico de Psicomotricidade em: psicomotricidade individual, terapia psicomotora em meio aquático, dançaterapia e musicoterapia. Nestas atividades, contamos com o apoio de 3 estagiárias de Reabilitação Psicomotora da Faculdade de Motricidade Humana - Universidade de Lisboa.

No âmbito da parceira com o CRI – Fundação AFID (Alfragide), os nossos alunos têm apoio em terapia da fala, psicologia e terapia ocupacional.