Agrupamento de Escolas Dr. Azevedo Neves

UEE para Apoio a Alunos com Perturbação do Espetro do Autismo

Agrupamento de Escolas Dr. Azevedo Neves
Avenida João Paulo II
2720-001 Águas Livres - Amadora

*UEE - EB1-JI José Ruy
*UEE - EB1-JI Condes da Lousã
*UEE - EB2,3 c/ Sec. Dr. Azevedo Neves
www.azevedoneves.pt

Concurso Escola-Alerta 2016-2017, 14ª Edição

21-04-2017 12:46

 

Título do Trabalho:  “Make a wish”

(Pode aceder em https://youtu.be/S4YgerygPA8 )

 

Memória Descritiva do Trabalho:

I – Designação do trabalho: “Make a wish”

II – Objetivos do trabalho:

O projeto “Make a wish” surge na sequência de um projeto desenvolvido no ano transato “Transição para a vida ativa – contributo do meio sócio escolar”.

O grupo dinamizador do projeto supramencionado detetou que os jovens com NEE tinham muitos sonhos, alguns deles bastante distintos e peculiares e, comprometeram-se a estabelecer contactos com vista a concretizar todos os sonhos que conseguissem.

A finalidade deste novo projeto era desenvolver atitudes que possibilitassem a progressiva inclusão dos alunos com NEE na escola, em particular, e na sociedade, em geral.

Pretendia-se que, os pares reconhecessem as dificuldades sentidas no dia-a-dia pela pessoa com deficiência e pelas respetivas famílias e que, se envolvessem na resolução das mesmas, que despertassem para o papel preponderante que têm na melhoria da qualidade de vida da pessoa com deficiência, que reconhecessem, que cada um pode ajudar o jovem com NEE relativamente à autonomia, ao desenvolvimento de funções cognitivas, sociais e pessoais, socialização e valorização pessoal.

De uma forma geral pretendia-se sensibilizar e mobilizar alunos, professores, bem como toda a comunidade para a importância da inclusão escolar/social, para a igualdade de oportunidades e para os direitos humanos, em particular os direitos da pessoa com deficiência, incentivando-os a assumir uma postura mais ativa e interventiva diante do processo inclusivo, contribuindo para o desenvolvimento e construção da autonomia da pessoa com deficiência.

Ambicionava-se também realizar o máximo de sonhos possível, trazendo um pouco mais de luz e de esperança para os jovens com NEE e respetivas famílias, cujas vidas são tão difíceis e exigentes.

Pretendia-se ainda uma maior consciencialização das dificuldades que a pessoa com deficiência se depara, bem como as que a família tem de enfrentar no dia-a-dia.

Tencionava-se ainda divulgar as boas práticas dos docentes/discentes do Agrupamento de Escolas Dr. Azevedo Neves.

 

III – Metodologia utilizada:

Inicialmente, procedeu-se ao levantamento dos sonhos dos jovens com NEE, maioritariamente da UEE (Unidade de Ensino Estruturado) e dos seus encarregados de educação (mães).

Posteriormente, estabeleceram-se contactos internos (mobilização dos cursos profissionais e das turmas de referência) e externos (comunidade próxima e outros), de forma a dar resposta ao maior nº de sonhos possível.

Pretendia-se a colaboração dos Diretores de Turma dos alunos que eram o público-alvo do projeto, dos alunos que integram as respetivas turmas, de docentes que integram os respetivos Conselhos de Turma, Assistentes Operacionais da escola sede e da Direção.

 

Após o trabalho finalizado, divulgá-lo em suporte audiovisual, na página web da Escola, com indicação ao INR, I.P., do respetivo link.

 

IV – Recursos utilizados

Os alunos tiveram a colaboração das docentes de educação especial, de outros docentes, das Assistentes Operacionais da escola sede e da Direção.

Foram utilizados meios audiovisuais e materiais de desgaste.

Foram realizados diversos contactos, maioritariamente via email, com entidades das mais variadas áreas de intervenção.

 

V – Resultados obtidos

Este projeto, para além de fomentar a cooperação e envolvimento entre os alunos com e sem deficiência e os demais profissionais da escola, consistiu na sensibilização e envolvimento das famílias para uma intervenção concertada entre os diversos intervenientes deste projeto. Disto resultou a concretização dos principais sonhos dos alunos com NEE e das suas famílias, tornando-se muito enriquecedor e gratificante não só para os alunos com NEE como para todos os elementos envolvidos.

Uma vez que se pretende que a escola e os jovens que dela fazem parte, através de projetos de ação, se sensibilizem progressivamente para as questões ligadas à pessoa com deficiência e que se envolvam na procura de uma resposta/solução para os problemas detetados, concluímos que este projeto foi uma mais-valia para todos os intervenientes.

 

Parceiros envolvidos

 

Canal Panda

Elo social

Damaiense

Oficina autosalavessa

Regimento de artilharia antiaérea no1 Queluz

 

Cursos profissionais:

Multimédia

Restauração – Variante cozinha/pastelaria

Geriatria

Design de moda

 

Pessoas individuais:

PSP João Amaral

Militar Joana Antunes

Arte Terapeuta Alexandra

Professora de Biodanza Fernanda Pinto

Piloto José Pedro Fontes

 

 

Título do Trabalho: Biblioteca MAIS inclusiva

(Pode aceder em https://youtu.be/TSaPsi6L8GA )

Memória Descritiva do Trabalho:

I – Designação do trabalho:

O projeto “Biblioteca MAIS inclusiva” surgiu com o objetivo de dar uma resposta mais adequada às necessidades das crianças e jovens com NEE, encontrando soluções que respeitassem as suas características, estilos e ritmos de aprendizagem, bem como as suas limitações e áreas fortes. Através da realização de atividades em parceria com a Biblioteca Escolar (BE) procurou-se adaptá-la aos alunos com NEE, favorecendo a inclusão escolar e social desses alunos, promovendo uma relação positiva com os livros e com a leitura, favorecendo a aquisição da escrita/leitura, essenciais para uma vida adulta autónoma e independente. Pretendeu-se, acima de tudo, contribuir para um ensino de qualidade e para a igualdade de oportunidades para todos, sem exceção.

Apesar de todas as atividades realizadas, no sentido de melhorar a Biblioteca, esta ainda não dispõe de livros em formato acessível (livros falados, digitais e em SPC), nem de material adequado às necessidades específicas dos jovens com NEE, nomeadamente software educativo relacionado com a aprendizagem da leitura e da escrita e do raciocínio matemático. Para além disso, não tem um código de identificação de cores collor add, que permita às crianças e jovens daltónicos aceder aos livros da biblioteca.

O projeto concretizou-se através da dinamização de várias atividades ao longo do ano letivo, dirigidas a alunos com e sem NEE, com o objetivo primordial de tornar a BE mais inclusiva e acessível possível.

Procurou-se a colaboração dos Diretores de Turma (DT) dos alunos que serão o público-alvo do projeto, dos alunos que integram as respetivas turmas, de alguns dos docentes que integram os respetivos Conselhos de Turma, das Assistentes Operacionais da escola sede e da Direção.

 

Ao longo do ano desenvolveram-se (e desenvolver-se-ão) atividades como:

- Empréstimo de livros por parte das UEE à biblioteca.

- Promoção da requisição de livros (Promoção da requisição domiciliária de obras que possam ser lidas/observadas/comentadas pelos alunos em contexto de UEE, em sala de aula e em contexto familiar).

- Inclusão das famílias através da elaboração de uma brochura para as famílias sobre a importância da leitura (colocar também o horário de funcionamento da Biblioteca).

- Inclusão das famílias dos jovens com NEE na BE através da leitura, por parte das mesmas, de um livro sobre a sua cultura e/ou outra história à sua escolha.

- Construção de um “diário” por aluno, onde regista as suas vivências do dia-a-dia, com a ajuda de um adulto, de forma a incentivá-lo a escrever. 

- Partilha, por parte das Docentes de Educação Especial, de materiais, em formato digital, ligados às diversas problemáticas dos alunos com NEE (para alunos e professores).

- Hora de leitura - colocar no horário dos alunos com CEI uma hora de “ida à Biblioteca”. Promover a elaboração de pequenas fichas de leitura, a trabalhar com os alunos nas horas de apoio da Educação Especial, ou noutros momentos.

- Leitura de uma história semanal, na UEE. Conto de histórias relacionadas com a diferença nas turmas dos alunos com NEE.

- Projetos de pesquisa para incentivar as pesquisas no âmbito das suas curiosidades e/ou como auxiliar de aprendizagem. Partilha dos projetos finais, no placard da BE.

- Promoção de atividades lúdicas relacionadas com a leitura e exploração de livros diversificados de acordo com as competências dos alunos.

- Tornar a leitura do sistema de codificação universal (CDU) acessível às crianças e jovens daltónicos, através do código de identificação de cores collor add.

 

- Organização de concursos diversos:

“adapta um livro”. Promoção de um concurso dirigido a todos os alunos da escola sede que consistirá na adaptação de livros (linguagem, ilustrações, fichas de leitura simplificadas, etc.) a crianças e jovens com NEE.

“VAI E VEM”. Elaboração de uma história com a participação de toda a comunidade escolar. A UEE inicia uma história que fará correr várias turmas. No final, a história irá regressar à Unidade e será exposta na BE.

- Divulgação das atividades no blogue das UEE.

- Gravação áudio de contos (histórias/textos/livros em formato áudio, por crianças e jovens com e sem NEE).

- Exposição de diferentes temáticas e materiais.

- Criação de um Kit composto por materiais inclusivos (livros em formatos acessíveis, jogos, software …) para alunos com NEE.

- Dinamização do Placard da BE, pelos alunos com NEE: comemoração de efemérides; partilha dos projetos elaborados; materiais construídos nas disciplinas funcionais.

- Dinamização de um espaço (cantinho) na BE com jogos de tabuleiro.

- Utilização da BE para visionamento de filmes.

- Dinamização de atividades alusivas ao Dia da Deficiência em parceria com a BE.

 

Com este projeto foi possível tornar a BE num espaço bastante mais Inclusivo, com igualdade de ofertas/oportunidades de acordo com as necessidades de cada individuo, em particular da crianças e jovens com NEE e contribuiu para a diminuição das assimetrias em situação de aprendizagem.

A BE tornou-se um espaço de preparação dos alunos com NEE para uma autonomia futura, na medida em que a frequência regular deste espaço, por alunos e familiares, permitiu o desenvolvimento de competências pessoais e sociais, que promoverão a funcionalidade dos mesmos.

 

 

Parceiros envolvidos

Professores Bibliotecários